fbpx

Saiba como se proteger do vírus que está se espalhando pelo mundo

Nintendo anuncia SNES Classic com 20 jogos clássicos e 1 inédito
26 de junho de 2017
WhatsApp libera recurso que permite apagar mensagens já enviadas
28 de junho de 2017

Saiba como se proteger do vírus que está se espalhando pelo mundo

Uma onda de ataques hackers está se espalhando pelo mundo nesta terça-feira, 27, com um novo vírus chamado de “Petya”. Trata-se de um ransomware, que sequestra o computador infectado de maneira semelhante ao caso do vírus “WannaCry”, que afetou milhares de computadores ao redor do mundo em maio.

Resultado de imagem para ransomware

Mas como se proteger? Antes de mais nada, atualize o seu Windows. As informações mais recentes, partindo de especialistas em segurança eletrônica, indicam que o ransomware está explorando uma falha de uma versão desatualizada do sistema operacional da Microsoft.

Segundo os especialistas de segurança, a falha, chamada “EternalBlue”, chegou a conhecimento público pelo grupo de hackers Shadow Brokers, que vazaram, em abril, uma série de documentos sigilosos da Agência Nacional de Segurança dos EUA, a NSA.

Ou seja, o governo norte-americano sabia da falha e não contou para a Microsoft, que só ficou sabendo quando os hackers vazaram a informação em abril. Menos de um mês depois, a empresa lançou uma atualização para o Windows que corrigia a brecha.

No entanto, muitas pessoas e empresas, por falta de conhecimento ou de atenção, não atualizaram seus PCs. Por isso tantas máquinas foram vítimas do WannaCry e estão caindo diante do Petya nesta semana. Por isso a ordem no momento é atualizar o Windows o mais rapidamente possível.

Como baixar a atualização protetora

Você precisa baixar a atualização registrada como MS17-010, lançada em 14 de março deste ano. O update vale para todas as versões do Windows a partir da era Vista, incluindo Windows 7, Windows 8 e, é claro, o Windows 10. A correção resolve uma vulnerabilidade no protocolo de transferência de arquivos do sistema, o SMB.

Fonte: olhar digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.